alibi-a-bá

Friday, January 19, 2007

não que fique do lado do agressor, mas este causa-me sempre mais "curiosidade" do que o da vítima.
fico a olhar a tentar deslindar porquê.
nunca acredito que não haja um porquê, que tenha sido completamente gratuito. repito para mim, como oração ou como princípio estruturador do que acontece, que nada se cria e nada se perde, tudo se transforma.
pergunto-me se aquele agressor não será ele próprio uma vítima de um outro agressor, e depois também de si próprio, fechando-se no isolamento a que ficam condenados todos os lobisomens.
e assim, quando me foco no agressor e não na vitima, procuro na verdade a vítima que há nele, uma vitima de um outro agressor, que por sua vez é uma vítima de outro agressor, que por sua vez...
e depois penso que o perdão é a única forma de quebrar o ciclo, e que o perdão é tangível real, concreto, está aqui.

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

é por isso é que tu és magnânime!

3:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

Esse perdão não existe nem no meu mundo nem no teu. Faz parte de um sonho disfarçado de mundo ideal vazio de sentimentos reais comuns e verdadeiros. A Justiça é um valor tão grande como a Liberdade ou a Igualdade (...) e se merece/tem merecido tanta luta e paixão deve ser porque alguma parte dela existe.
Mas a parte que eu mais gosto ou me suscita mais interese também é a do agressor.
É por isto que se diz que defender é mais difícil que acusar...

8:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

O teu mundo e o meu são o mesmo...
É claro que como advogada tenho que dizer que se houvesse esse PERDÃO de que falas pouco ou nenhum espaço restaria para a JUSTIÇA, pelo menos a humana... E se falares nesse perdão junto de um bairro social vias ver que te dizem olho por olho... Álem acho disso nem sempre devemos perdoar, assim como não devemos ser amigas do bem e do mal, de Deus e do Diabo...

8:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

ou seja, de acordo com esse padrão de agressor-vitima-agressor deixa de haver violência gratuita, porque toda a violência tem uma motivação. Mas passarão então a haver paradoxais motivações-gratuitas (ex: parecer interessante aos olhos de outros)? Ou deixa de haver o que quer que seja 'grátis' no meio disso, a não ser o perdão? E será o perdão assim um caso de o caro sai barato?

3:48 AM  
Blogger ana said...

o perdão existe. ponto. axioma. é real. está. já o senti. já o dei. já o partilhei.
a justiça é um valor importante. claro. não sei ainda qual a sua relação com o perdão. podemos ser justos e perdoarmos. dizermos "tu agrediste-me e tens que o ouvir mas eu perdoo-te". pode parecer cobrança, e talvez o seja. mas perdoar é ver, reconhecer, re-enviar a imagem, e continuar a gostar. para mim.
nem sempre devemos perdoar? pois não sei. não se coloca em "dever" ou deixar de "dever". o perdão é supra moral.
não sei o que é gratuito, como vindo do nada. talvez nada venha do nada. a nossa própria capacidade de perdoar talvez não consiga vir do nada.

5:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

então suponho que não reste nada para perdoares na tua vida... mas é uma vida distante de muitas outras Ana porque a maior parte das pessoas nem percebe o tem de perdoar ao certo.
talvez fales do perdão divino porque o perdão humano deixa ainda muita coisa por resolver.

3:00 PM  
Blogger jctp said...

JIM KURRING
...alot of people think this is just
a job that you go to.....take a lunch
hour, the jobs over, something like that.
But...it's a 24 hour deal...no two ways
about it....and what most people don't
see: Just How Hard It Is To Do The Right Thing.
People think if I make a judgment call
that it's a judgment on them...but
that's not what I do and that's not
what should be done...I have to take
everything and play it as it lays.
Sometimes people need a little help.
Sometimes people need to be forgiven
and sometimes they need to go to jail.
And that's a very tricky thing on my
part...making that call...the law is the
law and heck if I'm gonna break it...but
you can forgive someone....? Well, that's
the tough part....What Do We Forgive?
Tough part of the job.....tough part of
walking down the street...

(in: Magnolia)

5:30 AM  
Blogger ana said...

OH! resta-me tanto por perdoar ana luisa!
jctp, essa parte é linda!

2:11 AM  

Post a Comment

<< Home