alibi-a-bá

Friday, March 09, 2007

é mais fácil ser homem do que ser mulher?

6 Comments:

Blogger ana vicente said...

pronto, cá vamos nós... à resposta existencial é sempre difícil de chegar. Uns dirão que sim, outros dirão que não, outros ainda dirão que depende, outros ainda que difícil é ser uma pessoa, e haverá uns quantos que acham que a pergunta está mal formulada.

mas à resposta social e política, a resposta é óbvia, mesmo que não seja sempre assim (todas as regras têm excepção). é óbvio que é mais difícil, da mesma forma que é mais difícil ser preto do que branco, gay em vez de hetero... e se formos para as religiões é preciso ver o contexto. E, nesta história social, é sempre necessário ver o contexto. Num harém é mais difícil ser homem ou mulher? numa prisão, é mais difícil ser homem ou mulher. tudo depende do contexto.

agora se formos para o contexto ocidental actual, é mais difícil ser mulher socialmente falando, sim.

3:59 AM  
Blogger ana said...

gostei do "pronto cá vamos nós", e de "acham que a pergunta está má formulada" (o que vale é que não tem virgulas com as que possam nao concordar)

sabes pq pergunto isto? apercebi-me que é complicadissimo hoje em dia ser homem, branco, loiro, alto, bonito, alemao.
nascer do lado do agressor e do favorecido sem se ter agredido, pensando (e havendo) que há quem nos veja já assim, com esse preconceito, não é fácil.

ou pelo menos isto é assim para mim e o meu sentimentozinho de culpa burguesa.

estou só desejosa que um dia nenhum genero ou raça tenhoa necessidade de se ver, à partida, como vitima ou como agressor.
e pronto, com esta frase estou preparada para me candidatar a miss mundo.

5:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

aí aí ...isto cheira-me a favoritismo à estética...qualquer coisa de cariz comtemplativo-platónico :) não?!

Abraços

6:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

assim de repente estava a lembrar-me do parto...e sim nesse caso é mais fácil ser homem mas mesmo assim há aqueles que complicam e desmaiam ;-)

eu cá acho que se as " cartas" forem as mesmas as facilidades e as dificuldades são semelhantes. O problema é mesmo este desiquilibrio em que ainda vivemos e enquanto existir, ser mulher é mais difícil mas aqui entre nós sabe muito bem.

2:15 PM  
Blogger Rita said...

Eu, como nunca fui homem, não sei responder. ;)

5:06 PM  
Blogger ana said...

marisa, favoritismo à estética ? ai, mas tu achas que eu acho os homens mais bonitos que as mulheres, ou ao contrário? é que eu pp não sei! ehheh
contemplativo-platónico faz-me lembrar qq coisa, ehehehe!


sandera, a mim tb me sabe mui bien ser mulher. mas houve uma altura em que tinha inveja dos meus irmãos rapazes. nao do pénis (pq raio oh freud?) mas da liberdade maior numa familia claramente machista.

4:49 AM  

Post a Comment

<< Home